X

Faça a sua pesquisa

7 DICAS PARA ORGANIZAR UM JANTAR PARA OS AMIGOS E FAMÍLIA

Receber os amigos e a família em casa é sempre uma boa oportunidade de colocar a conversa em dia e viver deliciosos momentos de descontração. Por outro lado, é algo que requer planejamento e organização, até porque, ser um anfitrião de verdade não se restringe a convidar e receber pessoas no seu lar. É preciso ir além e se preocupar com todos os detalhes, desde a lista de convidados até a elaboração do cardápio. Se você adora receber visitas em casa e vive preparando jantares na sua residência, continue lendo o nosso artigo e confira algumas dicas para organizar esses eventos domiciliares. Vem ver!

7 DICAS PARA ORGANIZAR UM JANTAR PARA OS AMIGOS E FAMÍLIA Jantar para amigos e família
Selecione os convidados
Por mais sociável que você seja e, ainda que sua família e grupo de amigos seja grande, não dá para chamar todo mundo do seu convívio para um único jantar. Considere o tamanho da sua casa, os lugares disponíveis na festa e até a afinidade entre os convidados. Por exemplo, se você tiver amigos que não se dão tão bem, é melhor chamá-los para visitar sua casa em ocasiões diferentes. Assim você evita qualquer mal-estar.
 
Convide com antecedência
Depois de definir o número de convidados e quais pessoas chamar, convide-as pessoalmente ou por telefone. O ideal é que o convite seja feito com, no mínimo, uma semana de antecedência. Desse modo, você terá tempo suficiente para programar o jantar e preparar tudo com base nas confirmações de presença. Dá até para marcar os lugares na mesa ou providenciar pequenas lembranças para as visitas.
 
Decore com carinho
Beleza se põe à mesa, sim! Pense em todos os detalhes do seu jantar, inclusive na decoração. Reserve louças bonitas, providencie sousplats, espalhe flores naturais pela casa e defina se vai usar porta-guardanapos. Se o seu jantar for temático, por exemplo, oriental ou mexicano, abuse de referências étnicas que remetam ao tema. Além do mais, use criatividade, seja original e acrescente elementos DIY na sua decor.
 
Capriche na limpeza
A limpeza da casa deve estar impecável, o banheiro precisa estar cheiroso, a cozinha organizada, o lavabo com toalhas limpas e a entrada da residência deve parecer organizada e convidativa. Comece a arrumar a casa alguns dias antes do jantar, pois isso evita que você fique sobrecarregado no dia. É melhor que sobre tempo para cozinhar e cuidar das últimas providências quando a data do jantar chegar. Por falar em limpeza, não se esqueça de deixar os talheres literalmente brilhando.
 
Elabore o cardápio com cuidado
Ao montar o cardápio do seu jantar, procure escolher pratos democráticos. Prefira opções que tendem a agradar todos os convidados. Além disso, verifique antes se alguém é vegetariano ou se possui restrições alimentares a álcool, açúcar, glúten, camarão, dentre outros. Inclua alternativas de pratos para essas pessoas e faça tal inserção de maneira natural. Não precisa dizer que foi feito especialmente para elas, pois, isso pode constrangê-las.
 
Tempere com moderação
Tudo que se espera de um jantar é que ele esteja saboroso e bem temperado, no entanto, é preciso ter cautela para não pesar a mão. Tempere com moderação, não coloque muito sal ou pimenta na comida. É mais elegante (e menos arriscado) deixar saleiro, pimenteiro e molho à disposição dos convidados, até porque, cada um tem um paladar e, como anfitrião, certamente você quer agradar a todos – da entrada ao prato principal.
 
Compre a quantidade certa de bebidas
E não é só à comida que o anfitrião deve se atentar! É importante também calcular a quantidade de bebida (vinho, champanhe, whisky, cerveja, suco etc) que você vai servir no jantar. Lembre-se de colocar opções com e sem álcool! Vale pensar, por exemplo, em cervejas e vinhos que harmonizem com a comida. Na hora das compras, assegure-se de que a quantidade é suficiente para abastecer seu barzinho e acompanhar todo o jantar. Se for possível, consigne as bebidas. Assim você pode devolver o que sobrar! Outro ponto importante é pensar na logística para manter as bebidas na temperatura certa.
 
Se você gostou das nossas dicas, agora basta colocá-las em prática no seu próximo jantar e desfrutar de bons momentos.
 

Fonte: https://www.spiceclub.com.br/7-dicas-para-organizar-um-jantar-para-os-amigos-e-familia/

 

Leia mais notícias sobre móveis e decoração »
© Todos os direitos reservados - Móveis Masotti 2018
Desenvolvimento de sites para Móveis por Orgânica Digital